LOCAIS de INTERESSE

Aquário Vasco da Gama ( Dafundo)                   

R. Direita do Dafundo,
Cruz Quebrada/ Dafundo
www.aquariovgama.pt

Capela de Nossa Senhora do Cabo

As  informações que existem não são muito rigorosas quanto á data da construção da Capela da Nossa Senhora do Cabo. Pensa-se que a actual Capela vem no seguimento de uma Ermida construída por meados do século XVIII em Algés de Cima, sob a evocação de Nossa Senhora do Cabo. Na época, o culto de N.ª Senhora do Cabo tinha grande importancia em toda a área da freguesia de Algés e  em redor. No século XIX a Capela passou a ser propriedade da Família Pedroso, integrando as propriedades onde a mesma se insere, tendo a Sr.ª D. Joana Pedroso Simões falecido em 1962, doado a Capela à Junta de Freguesia, através de testamento. A Capela é pequena, de uma só nave, com coro, sendo a sua fachada muito simples, de traço rústico tradicional. Actualmente é celebrada a missa no primeiro Sábado de cada mês, pelas 17 horas e diariamente é rezado o terço pelas 18h15. Fazem-se também casamentos e baptizados.

O Cruzeiro

Erigido junto ao Palácio Ribamar, o Cruzeiro de Algés com 400 anos de História é um dos monumentos mais antigos da Freguesia, merecendo por isso ser considerado o seu ex-libris e em boa hora, foi incluído no Brasão da Vila e da Freguesia. Foi construído em 1605, em plena dinastia filipina, diferenciando-se dos outros dois cruzeiros construídos na mesma altura (o da Cruz Quebrada e o de Linda-a-Pastora), por ter maiores dimensões e estilo mais apurado. Um temporal derrubou-o, partindo-o em muitos bocados e o Conde de Cabral mandou concertá-lo com gatos de bronze que se veêm nitidamente. No seu pedestal tem uma inscrição em latim, que traduzida diz: - "Eis aqui a Cruz do Senhor. Fugi gentes desafectadas. Venceu o leão da tribo de Judá e a raiz de Davi. Aleluia! Aleluia! A cidade em 1605" Este é sem dúvida um dos símbolos mais emblemáticos e representativos da Freguesia.

Palácio Ribamar

 

O Palácio Ribamar - a Jóia de Algés - é um edifício emblemático, onde na sua génese a arte e a cultura foram o primado, sendo um dos pontos de referência da Freguesia de Algés. A sua construção em 1728, foi obra do 8º Conde de Vimioso e do 2º Marquês de Valença, para residência familiar e centro de uma pequena corte, onde imperava a arte e a cultura, tendo acolhido alguns convidados de destaque e inclusivamente os membros do Conselho de Ministros. Hoje, passados vários séculos, este Palácio foi recuperado, mas permaneceu com os mesmos desígnios do seu passado, pois desde a sua renovação em 13 de Julho de 2001, lá funciona a Biblioteca Municipal de Algés, o Centro de Dança de Oeiras e o CEDMA - Centro de Estudos e Difusão de Musica Antiga e mais recentemente, o Posto de Turismo e o Gabinete de Atendimento da Câmara Municipal de Oeiras e já em 2007, a USILA - Universidade Sénior Intergeracional da Terceira Idade.

NOVIDADES

Comercio de Abrantes

29-04-2012 19:03
Lançámos também para o Comércio local de Abrantes, o site "COMERCIO DE ABRANTES" www.comercioabrantes.com

Perguntas e Sugestões

14-04-2012 19:13
Gostaria de saber mais sobre os nossos serviços? Por favor, não hesite em contactar-nos. Estamos ao seu dispor! As suas sugestões e comentários são sempre bem-vindos, pois ajudam-nos a melhorar os nossos serviços e atendimento. Por favor, não hesite em deixar-nos as suas opiniões.

Bem-vindo ao nosso novo site na web!

14-04-2012 19:12
Temos o enorme prazer em anunciar o lançamento do nosso novo website Comercio de Oeiras/Cascais! Aqui pode encontrar todos os produtos e serviços que temos disponíveis. Com o nosso novo sítio na Internet, assumimos consigo o compromisso de mantê-lo informado quanto aos novos serviços e produtos...

Contacte-nos