ALGÉS
Algés é uma freguesia do concelho de Oeiras, com 1,92 km² de área e 22 273 habitantes (2011). Densidade: 11 600,5 hab/km².
Algés foi elevada a vila em 16 de Agosto de 1991, tendo a freguesia sido oficialmente criada em 11 de Junho de 1993, por desmembramento da freguesia de Carnaxide. Não obstante, é lugar antiquíssimo, como se demonstra pela sua etimologia árabe (al-geis, «o giz», demonstrando a existência de jazidas onde se procedia à extracção de giz no tempo da ocupação muçulmana da Península Ibérica e em períodos anteriores).
Faz fronteira, a Leste com o concelho de Lisboa (freguesia de Santa Maria de Belém a Sudeste e de São Francisco Xavier a Nordeste); aNorte com Carnaxide, a Noroeste com Linda-a-Velha, a Sudoeste com a Cruz Quebrada - Dafundo, e a Sul limita com o Rio Tejo.
Os edifícios desta vila encontram-se construídos sobre uma ribeira, a ribeira de Algés, cuja existência pode ser comprovada pelas frequentes inundações que ocorrem em Algés quando se verificam chuvas violentas.
Na freguesia, encontra-se também a Estação Ferroviária de Algés, pertencente à linha de Cascais. Esta linha separa Algés do rio Tejo. É, porém, possível alcançar o rio a pé, atravessando o túnel que passa por baixo da estação e da linha.